Números da Khan Academy - 1º e 2º Bimestre

Com o objetivo de avaliarmos o desempenho dos alunos da Escola Municipal de 1º Grau Manoel de Barros e do projeto Khan Academy, resolvemos fazer um levantamento estatístico dos dados no primeiro e segundo bimestre e desde o início do projeto. As turmas envolvidas foram 7º Ano I; 8º Anos A, B, C, D e E; 9º Anos A e B.

Dados
Primeiro Bimestre 
Período: 14 de março a 23 de maio de 2015

322 alunos estudando matemática pela Khan Academy
14.253.625 pontos obtidos pelos alunos (média de 44.265 pontos por aluno)
104.074 exercícios e desafios resolvidos (média de 324 exercícios por aluno)
85.760 minutos de atividade na Khan Academy (1.429 horas de estudo)
14.392 habilidades dominadas em matemática
 
Segundo Bimestre 
Período: 24 de maio a 09 de julho de 2015

283 alunos estudando matemática pela Khan Academy
10.507.170 pontos obtidos pelos alunos (média de 37.127 pontos por aluno)
61770 exercícios e desafios resolvidos (média de 218 exercícios por aluno)
74.265 minutos de atividade na Khan Academy (1.238 horas de estudo)
11.914 habilidades dominadas em matemática

Total Geral
Período: desde o início do projeto - 14 de março a 09 de julho de 2015

283 alunos estudando matemática pela Khan Academy
24.760.795 pontos obtidos pelos alunos (média de 82.535 pontos por aluno)
165.844 exercícios e desafios resolvidos (média de 552 exercícios por aluno)
160.025 minutos de atividade na Khan Academy (2.667 horas de estudo)
26.306 habilidades dominadas em matemática

Acesse abaixo os dados de forma mais detalhada

Tabela resumo do desempenho dos alunos
Gráfico dos pontos obtidos pelos alunos
Gráfico das notas obtidas pelos alunos no 1º e 2º bimestre

Análise dos números (tabela e gráficos do link acima)

Com exceção do 7º Ano I e 8º Ano B todas as turmas pontuaram menos no segundo bimestre.Os motivos para a menor pontuação nas demais turmas são:

1) Alunos submetidos a atividades com maior grau de dificuldade. No início estavam estudando apenas Fundamentos de Matemática e agora também Aritmética e Pré Álgebra.
2) O que explica maior pontuação dos alunos do 7º Ano I e 8º Ano B foi a maior intensificação que demos a essas turmas no segundo bimestre, já que pontuaram menos que as demais no primeiro bimestre.
3) Redução no número de dias de estudo do primeiro bimestre (70 dias) para o segundo bimestre (46 dias). Os dias de estudo estão incluídos os sábados, domingos e feriados.
4) Enquanto o número de dias foi reduzido para quase metade o número de horas de estudo sofreu apenas um decréscimo de 15,47% do primeiro para o segundo bimestre.
5) Redução do número de alunos em função dos 39 alunos que se evadiram ou foram transferidos para outras escolas ou turma do próprio Manoel de Barros.
6) Apesar dos alunos estarem neste momento resolvendo problemas matemáticos com maior grau de dificuldade (Aritmética e Pré-Algébra), mais de 70% deles atingiram a média 6,0 em matemática no 1º e 2º bimestre.

Estratégias a serem adotadas a partir de agora
a) Dar maior atenção aos alunos que obtiveram desempenho abaixo da média
b) Retomar os conteúdos que os alunos apresentaram mais dificuldades de aprendizagem
c) Selecionar os melhores alunos de cada turma para ser monitor dos demais
d) Criar um cartaz com duas colunas: "Eu preciso de ajuda em ..." e "Eu posso ajudar com..."
e) Usar os relatórios para identificar as dificuldades de cada aluno e propor novos exercícios e vídeos
f) Estabelecer estudos em dupla.

2 comentários:

Chat box disse...

professor Que tal colocar o chat box no blog

Reginaldo disse...

Dei uma olhada na sua opinião de usar o Chat Box e não vi nada de novidade comparando com o mural de recado que já disponibilizamos no nosso blog e o Fórum. Mas obrigado pela sua preocupação em tornar este blog melhor.

 

©2009 Aprendendo em Rede | Template Blue by TNB